Cachoeira do Sul

Apresentando a cidade/comunidade em meu blog.


Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, sendo o quinto mais antigo do estado, emancipado da cidade de Rio Pardo e instalado em 1820.
A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí, porém em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango.
Cachoeira do Sul é considerada uma das quatro capitais farroupilhas
Em 2007, possuía uma população de 86.557 habitantes, sendo a maior cidade às margens do Rio Jacuí e tendo um de seus apelidos como "Princesa do Jacuí".
Cachoeira também ostenta o título de "Capital Nacional do Arroz", devido aos seus laços históricos com este grão. Em comemoração a isso, a cidade sedia a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo. O município também é o maior produtor de noz-pecã da América Latina .

Bairros de Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul é dividida em sete distritos:
            Cidade de Cachoeira do Sul (zona urbana);
Zonas rurais: Ferreira, Bosque, Três Vendas, Barro vermelho, Capané e Cordilheira.
Os distritos do interior, por sua vez, são divididos em localidades, destacando-se Vila Piquiri (na Cordilheira), São Lourenço (em Ferreira) e Três Vendas, que apresentam uma população razoável e crescimento comercial.
As regiões são dividas em bairros, atualmente Cachoeira do Sul possui 46 bairros, sendo eles:


1.       Aldeia
2.       Alto dos Cassimiros
3.       Augusta
4.       Barcelos
5.       Bom Retiro
6.       Carvalho
7.       Cavalheira
8.      Centro
9.       Charqueada
10.   Cohab
11.    Cristo Rei
12.    Drews
13.    Eucaliptos
14.    Fátima
15.    Frota
16.    Funcap / Preusller
17.    Gonçalves
18.   Habitar Brasil
19.    Marina
20.   Marques Ribeiro
21.    Medianeira
22.   Noêmia
23.   Oliveira
24.   Otaviano
25.   Parque Primavera
26.   Parque Scopel
27.   Parque Xangrilá
28.   Passo do Moura
29.   Poço Comprido
30.   Ponche Verde
31.    Prado
32.   Promorar
33.   Quinta da Boa Vista
34.   Rio Branco
35.   Santa Helena
36.   Santa Teresinha
37.   Santo Antônio
38.   São José
39.   São Luís
40.   Soares
41.    Tibiriçá
42.   Tupinambá
43.   Universitário
44.   Vila Verde
45.   Virgílio Jayme Zinn
46.   Visconde de Mauá

Símbolos oficiais

Brasão

O brasão de Cachoeira do Sul é formado por um escudo talhado, com uma coroa de torres na sua parte superior. A borda verde significa a principal atividade econômica do município: a agricultura. As estrelas prateadas no alto do bordão significam os distritos agrícolas. O escudo é dividido em duas partes por uma barra dourada. Na parte superior, o fundo é azul, mostrando a formação católica e a tranqüilidade social do município, aparecendo, ainda, desenhos da ponte e queda de água, simbolizando o Passo do Fandango.
Na parte inferior, a cor vermelha significa as lutas pela fixação de fronteiras. Sobre o fundo, aparecem: uma roda dentada, um arado e uma cabeça de boi, mostrando a riqueza e o progresso da pecuária cachoeirense. Os cachos de arroz e de trigo simbolizam as principais culturas do município. Ao pé do escudo, uma faixa branca com dizer em azul, representa a data da fundação do município de Cachoeira do Sul: 5 de agosto de 1820.
Bandeira de Cachoeira do Sul

A Bandeira de Cachoeira do Sul traz como cores oficiais o branco e o amarelo, o brasão estampado sobre as duas cores. O branco significa o progresso e a paz. O amarelo-ouro representa as riquezas do município: o arroz e o trigo.
O hino de Cachoeira do Sul é oficializado pela canção "Meu Pago".

População
A população total do município, segundo os dados da estimativa populacional realizado pelo IBGE em 2008, é de 86.750 habitantes.
A população urbana, em2006, é de 75.635 pessoas (84,35%) e a população rural de 14.034 pessoas (15,65%).
Na zona urbana temos um índice de 51,41% da população do sexo feminino, enquanto o sexo masculino representa apenas 48,59%.
Na zona rural os homens são maioria, com 52,57% da população e 47,43% sendo mulheres,  de modo que a população estimada neste ano era de 89.669 habitantes. 
Atrações e Pontos Turísticos:
Cachoeira do Sul, possuí diversas atrações turísticas.
Cito:
Château d’ Eau:



É o principal ponto turístico da cidade, o cartão-postal do município. Château d’Eau (Castelo das Águas, traduzido da língua francesa  para a língua portuguesa).
O Château d'Eau foi inaugurado em 1925, com finalidade de levar a água por gravidade ao reservatório de distribuição à Rua Júlio de Castilhos e regular ao mesmo tempo, a pressão de água na zona mais elevada.
Localizado no centro da Praça Balthazar de Bem, teve sua parte arquitetônica projetada pelo engenheiro Walter Jobim e as obras de escultura, constante de estátuas e grupo de ninfas executadas nas oficinas de Vicente Friedrichs, de Porto Alegre.

Catedral Nossa Senhora da Conceição



É a matriz eclesiástica de Cachoeira do Sul.
Em 06 de outubro de 1793, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, com presença do pároco da Freguesia, Matheus da Silveira e Souza e comunidade.
Construída a cargo das Irmandades de Nossa Senhora da Conceição e do Santíssimo Sacramento, a nova igreja foi inaugurada em 1799, com o traçado original do engenheiro João Róscio.
Até 1832, realizavam-se sepultamentos em seu interior e até 1865, sessões da Câmara Municipal e eleições municipais.
A Lei Municipal nº 1379, de 20 de janeiro de 1969, considerou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição como Monumento Histórico, por ter sido escolhida para aparecer no brasão da cidade para que seja conservada à posteridade como símbolo de antigüidade e de fé.
Em 29 de setembro de 1991, foi criada a Diocese de Cachoeira do Sul, desmembrada de Santa Maria e formada por doze paróquias, passando a denominar-se Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Prefeitura Municipal



 
             A Sede da Prefeitura do município foi inaugurada em 1865 para ser uma cadeia. Durante a Guerra do Paraguai, serviu de hospital para a recuperação de soldados. Após, foi sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em1982 passou a ser somente a sede da Prefeitura Municipal.

Ponte do Fandango




A Ponte do Fandango, outro principal cartão-postal da cidade, foi inaugurada em 1961 para facilitar o acesso da cidade com Porto Alegre. Foi a primeira ponte-barragem do Brasil e suas eclusas fazem com que a parte superior do rio Jacuí também seja navegável. Foi construída exatamente no lugar onde era a cachoeira que originou o nome da cidade.

Zoológico e Parque da Cultura

São 12.591 m2 de área verde, na área central da cidade, onde estão localizados o Museu Municipal,  Jardim Botânico e Zoológico Municipal.

Jardim Botânico e Zoológico Municipal


            O Jardim Botânico e Zoológico Municipal foi criado em 5 de dezembro de 1986.
Localiza-se na Rua Dr. Silvio Scopel, 502, ocupando uma área de 12.591 m2 no coração da cidade.

No Zoológico existem representantes de aves, mamíferos e répteis.
No Jardim Botânico, dentre as espécies vegetais, encontramos árvores nativas, ornamentais, exóticas e frutíferas como: canela, guapuruvu, pinheiro brasileiro, pau-ferro, ginko biloba, camboatá...


Museu Municipal


            O Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima – foi criado pelo Decreto Municipal nº 180, de 15 de dezembro de 1978.
Em 6 de janeiro de 1979, foi instalado, provisoriamente, na Rua Comendador Fontoura, 146.
Em 13 de dezembro de 1986, foi transferido para o Parque Municipal da Cultura.

           De caráter histórico e antropológico, o Museu desenvolve uma pesquisa sistemática da história de Cachoeira do Sul, com vistas à divulgação e suprimento das necessidades de informação da comunidade.

Além de manter exposições temáticas, o Museu atende estudantes e pesquisadores, fornecendo os resultados de suas pesquisas através de um banco de dados. Oferece o Projeto Museu-Escola e o Passeio Cidade aos principais pontos históricos e turísticos do município.

          Integrando-se à comunidade, o Museu desenvolve o Projeto Memória Viva, desenvolvido com as associações de moradores de bairro da cidade.

Câmara Municipal


O prédio da Câmara Municipal, construído conforme planta do arquite to Domingo F. Rocco, foi ocupado pelo Banco da Província em 1927. Possui 2 pavimentos em estilo predominante neoclássico,representati-vo das construções da época. 
A partir de 30 de janeiro de 1983, a Câmara Municipal passou a ocupar o prédio , adaptado às novas funções e , por Resolução nº 16,de 21 de junho de 1983, o mesmo passou a denominar-se Palácio Legislativo João Neves

                               Ponte de Pedra
                 


Construída por volta de 1848 sobre o rio Botucaraí, foi a primeira ponte deste tipo no Rio Grande do Sul.
Principal e único acesso para Porto Alegre, dava passagem aos viajantes e ao importante comércio estabelecido entre Cachoeira, Rio Pardo e outros municípios.
O trajeto utilizado para atingir a ponte , a partir do centro da Vila, era feito pela Rua do Corpo da Guarda, hoje Conde de Porto Alegre.

                                                 Casa da Aldeia


BAIRRO ALDEIA: Local do aldeamento de índio guaranis que deu origem ao povoamento urbano de Cachoeira do Sul e onde se encontra a primeira Hidráulica, inaugurada em 1921, o Cemitério das Irmandades, inaugurado em 1833, e o Primeiro Hospital, inaugurado em 1910.
Lá também se encontra a famosa cada da Aldeia, representante do tipo de arquitetura residencial portuguesa que caracterizava as primeiras construções do local.
O pedido de licença para a construção da casa foi solicitado no ano de 1849.

Aeroclube de Cachoeira do Sul

Foi criado em 1941. O Aeroclube de Cachoeira do Sul localiza-se no Aeroporto Nero Moura, na estrada da Ferreira. 

            A pista asfaltada do aeroporto foi inaugurada em 1994. Oferece alguns atrativos como paraquedismo, planadores, voôs panorâmicos e escola de aviação agrícola.

Fenarroz






O maior evento de Cachoeira do Sul foi criado, inicialmente, para assinalar com festa a crescente produtividade das lavouras de arroz e as indústrias do setor instaladas no município.

           Era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita do cereal e o sucesso da produção.

               Nas primeiras edições, a feira tinha características mais de festa do que de feira de negócios. Com o passar dos anos, a evolução global da economia forçou uma adequação do perfil da Fenarroz, que se adaptou aos novos momentos, se transformando naturalmente em Feira Nacional do Arroz.

             Foi a época do arroz ser valorizado no mundo dos negócios, transformando nosso evento na grandeza que detém atualmente.

             Por consequência deste processo de industrialização do plantio, da colheita e do beneficiamento do arroz, as grandes indústrias do setor fizeram o caminho inverso ao que até então era visível: os fabricantes de novas tecnologias passaram a perseguir a feira de Cachoeira do Sul.
Hoje em dia, as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo guardam sob sete-chaves suas máquinas, equipamentos e implementos para apresentarem aos clientes durante a Fenarroz.
Indústrias do mundo inteiro estão reconhecendo na nossa feira uma referência universal para o mercado orizícola. 
O parque da Fenarroz é muito utilizado durante festas populares, principalmente na época da própria Fenarroz, diariamente não tem importância significativa, mais usado para a prática de caminhadas e corridas

Praças:

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO




A Praça José Bonifácio é um dos principais lugares de lazer de Cachoeira do Sul, se localiza na Rua Sete de Setembro o ponto de encontro entre amigos principalmente nos finais de semana sendo o espaço de convivência mais popular.
Acontecem geralmente aos sábados e domingos, espetáculos de artistas locais, atividades culturais e esportivas e a tradicional mateada. Reúne gente de todas as tribos e idades. Nas proximidades ficam carros-lanche e sorveterias. É um espaço amplo, rodeado por tipuanas octogenárias e que está sendo revitalizado pela Secretaria Municipal de Obras.
Nesta praça se localiza a Fonte das águas Dançantes
A Fonte das Águas Dançantes foi idealizada pelo técnico em eletricidade Artibano Savi e inaugurada em maio de 1968, durante a realização da 2ª Fenarroz. O antigo operador do monumento, Vilmar Machado, acredita que esta foi a primeira fonte de águas dançantes manual da América do Sul.
A Fonte das Águas Dançantes, tradicional atração turística de Cachoeira, reativada já tem um novo repertório musical. Com duração de 25 minutos as melodias são sucessos nacionais e internacionais e serão usadas como alternativa às tradicionais composições adotadas há 40 anos. Nos meses de inverno, as sessões da Fonte das Águas Dançantes Artibano Savi acontecerão às quartas-feiras, às 19 horas, e nos sábados e domingos em duas seções, às 19 horas e 20 horas. Fonte: Prefeitura Municipal.
No mesmo prédio onde funciona a Fonte das Águas Dançantes, está a Casa do Artesão e a Associação de Artesãos de Cachoeira do Sul (ASSOARTE) espaço para divulgação e venda de produtos de produtos artesanais.
A loja funciona durante o horário comercial de segundas à sextas-feiras, sábados pela manhã e quando há atividades na praça.
A ASSOARTE foi fundada em 1988 por iniciativa de artesãos que sentiam a necessidade de ter representatividade dentro da comunidade e serem reconhecidos como profissionais.
Hoje possui 60 sócios, sendo o artesanato a principal fonte de renda dos seus integrantes.
 
           A Praça Honorato de Souza Santos é uma praça bastante freqüentada pelos cachoeirenses. Localizada no Centro da cidade, já foi o ponto de encontro mais freqüentado pela comunidade, durante os anos 1990, e em 2007 voltou a ser realizada aí a Feira do Livro de Cachoeira do Sul
Existem outras praças no Centro da cidade, como a Baltazar de Bem (conhecida como Praça da Matriz) e Borges de Medeiros (popular praça da Caixa d'Água).
Em Cachoeira totalizam 27 praças e locais para a prática esportiva.

Igrejas

Igreja Matriz de Santo Antônio


           Com estilo barroco bávaro, este templo é fruto do perseverante esforço dos Padres Redentoristas.
Em 6 de agosto de 1933 houve a benção solene da primeira pedra do majestoso templo de Santo Antônio, por Dom Antônio Reis, em comemoração ao bicentenário da Ordem.

           A Igreja possui 53 metros de comprimento, 20 m. de largura, e 24 m. de altura.
           As torres têm 54 m. de altura e os grandes sinos pesam um total de 4 mil quilos.

           No dia 14 de junho de 1935, foi inaugurada a Capela Mor e o 1º vitral (Santo Antônio pregando aos peixes), oferecido ao Padre Jubilar, Tiago Klinger, reitor dos Padres Redentoristas em Cachoeira do Sul. Em outubro de 1937, nas Festas de Cristo Rei, houve a benção solene de inauguração da Igreja de Santo Antônio.

Templo Martim Lutero

A comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Cachoeira do Sul tem por templo um dos mais belos e portentosos monumentos da fé cristã no Rio Grande do Sul.

           O Templo Martim Lutero foi inaugurado em 19 de abril de 1931, em estilo gótico, com alterosa torre que abriga três grandes sinos, uma nave que comporta cerca de seiscentas pessoas e seu aspecto externo  com largas arcadas e ogivas, lembra os tradicionais templos da velha Europa.

Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha
Biblioteca Municipal João Minssen.

Há a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, um prédio onde funciona a Biblioteca Pública Municipal João Minssen, com um acervo de aproximadamente quarenta mil livros, além de enciclopédias, jornais, revistas e diversos materiais de pesquisa, e o Atelier Livre Municipal Eluíza de Bem Vidal, onde há obras de arte, pintura e escultura, além de aulas com professores do próprio município e disponibilidade de computadores para o público em geral gratuitamente.
Cachoeira tem uma sala de cinema, o Cine Via Sete, com capacidade para 200 pessoas.
                                                                    Praia Nova

A 3 km do centro, na margem direita do Rio Jacuí, encontra-se a Praia Nova, um dos principais pontos turísticos da cidade. A Praia Nova é, no verão, o principal ponto de lazer e diversão de Cachoeira do Sul. O balneário, localizado no rio Jacuí, tem em suas areias, capacidade para quatro mil pessoas, sendo um dos maiores da região, freqüentado por inúmeros visitantes durante a temporada de verão, o local dispõe de bares, espaço para shows musicais, área de camping e quadras de esportes de areia, além de uma faixa de areia com guarita de salva-vidas. O local para banho é delimitado por bóias.
A Praia Nova recebe excursões de cidades da região todas as temporadas.

Passeios de Barco

O barco Cristine, que promove passeios turísticos pelo Rio Jacuí, está alcançando o sucesso imaginado por seus empreendedores, confirmando-se uma boa opção de lazer aos finais de semana para cachoeirenses e turistas. O barco pertence ao empresário Milos Schneider e realiza dois passeios turísticos semanais no Jacuí, aos sábados e domingos, sempre às 15h. O Cristine também pode levar para passeios grupos especiais a qualquer dia da semana. Basta procurar a agência e efetuar a reserva.
INVERNO - A boa procura pelo passeio neste início de projeto impulsiona a idéia dos amigos Schneider e Radunz de elaborar um roteiro diferente para os meses de inverno. 
O barco sai do Grêmio Náutico Tamandaré, passando pelo Paredão, o Porto e, no retorno, vai até a Ponte do Fandango, atracando novamente no Náutico

Jockey Club


O Jockey Club de Cachoeira do Sul possui uma pista oficial de areia para corrida de cavalos, com 2.000 metros de extensão, sendo um dos quatro hipódromos em atividade do Rio Grande do Sul. As disputas ocorrem quase todos os domingos e o público pode fazer apostas. O Jockey possui também uma cancha reta.
O Grande Prêmio Cachoeira do Sul acontece em abril, reunindo um público de 2.500 pessoas de diversos municípios e criadores de cavalos de todo o Estado.


Romaria



Cachoeira do Sul é palco de dois importantes eventos religiosos e que reúnem multidões anualmente. O mais antigo, a Romaria Diocesana Mãe do Redentor (fotos ao lado e abaixo), recebe visitantes de todas as regiões do estado para uma longa caminhada com orações e hinos de louvor a Deus, no segundo domingo de outubro.
Já os evangélicos promovem o Aviva Cachoeira (foto ao lado), um evento de três dias com mostras de produtos, depoimentos, shows e oração. O Aviva terá sua terceira edição neste ano, mas com data ainda indefinida.


Sociedade
Cachoeira do Sul conta com diversos clubes, dentre os quais se destacam: Sociedade Rio Branco (SRB),
Sociedade União Cachoeirense (SUC),
Clube Comercial Cachoeirense (CCC),
Grêmio Náutico Tamandaré (GNU)
 Caiçara Piscina Tênis Clube.
Também possui representatividade na cidade duas entidades do Lions Club e seis do Rotary Club,  ambos clubes de apoio à comunidade.
Há diversas casas noturnas, como a Hype, Casa Nova e Clube Seresta, conhecidas como bailões por tocarem ritmos como  Em vários pontos da cidade se encontram os Centros de Tradições Gaúchas, os populares CTG's.

Curiosidades
  • Cachoeira do Sul é um dos dez municípios do Brasil com a maior produção, maior produtividade por hectare e melhor qualidade de arroz irrigado;
  • O município possui uma jazida de cromita que totaliza 10 milhões de dólares;
  • É o único município brasileiro onde encontram-se todas as subespécies de gato-do-mato;
  • Cachoeira possui o oitavo maior parque gráfico do Rio Grande do Sul, devido ao grande número de gráficas (cinco), além das gráficas próprias dos dois jornais da cidade;
  • A Ulbra/Cachoeira do Sul possui uma equipe de profissionais especializados em paleontologia. Esse grupo foi quem descobriu, em Agudo, município próximo a Cachoeira, os fósseis de um dos dinossauros mais antigos do planeta: o Sacissauro;
  • Cachoeira possui uma tradição própria: as famosas encrencas, massas caseiras com aspecto parecido com cascas de sorvete e que são vendidos por pessoas sempre munidas de sinos para alertar os consumidores. Geralmente carregam elas em uma espécie de tambor levado nas costas ou nos ombros;
  • Em 1999, um concurso promovido pelo Jornal do Povo, o ingazeiro foi escolhido como árvore-símbolo da cidade.
Cachoeira assim como outras cidades possui diversos problemas sociais, a criminalidade, falta de segurança, problemas com a saúde pública, construções irregulares, a saturação no trânsito, entre outros problemas.
Mas apesar de todos esses problemas “É uma linda cidadezinha, situada sobre uma colina, à margem esquerda do Jacuí...” Assim escreveu Arsène Isabelle que aqui chegou em 12 de março de 1834.
Cachoeira do Sul é uma cidade produzida por um povo guerreiro que nasceu às margens do Rio Jacuí, rica de histórias, natureza, monumentos e culturas.
Por este motivo e por minha paixão a está cidade que entre tantas belezas escolhi um ponto turístico para apresentar-lhes, com a ajuda de alguns amigos criei um vídeo apresentando a todos o meu Rio Jacuí, que para mim é como se fosse meu segundo lar, o local onde vivi desde meus primeiros passos, onde descobri mistérios, onde sorri, chorou, encantei e me encantei, o meu Rio Jacuí, a ele ofereço essa homenagem, simples, sincera e cheia de amor e encanto, pois é isso que este lugar me representa, vida, amor, encanto, tranqüilidade, segurança, fé e esperança.
Desde já agradeço em especial as pessoas que me ajudaram a construir este vídeo, dedicando seu tempo, sua voz e seu talento.
Agradeço a Veridiana Dalpian, vocal e imagens, Ezequiel Rosa, instrumental e ao Rio Jacuí por sua exuberância.
A eles o meu muito obrigado.







3 comentários:

  1. Parabéns! Lindo o teu trabalho! Vou mostrá-lo para meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, sou filho de cachoeira e faz 30 anos que fui embora, posta algumas fotos antigas para gente recordar.

    ResponderExcluir